Para uma empresa buscar novos clientes, ela precisa compreender bem como atraí-los. Entender a jornada de compra é fundamental. Por isso, produzimos um artigo que é um guia para você entender a jornada de compra dos seus clientes.

Como Montar uma Jornada de Compra do Zero: Um Guia Passo a Passo

Uma Jornada de Compra bem desenhada é fundamental para gerar resultados satisfatórios a partir de suas iniciativas de marketing. Ela ajuda a encaminhar seus clientes em direção à aquisição, fornecendo um caminho suave para que eles tomem suas decisões de compra de forma informada.

Este guia detalhado vai ajudá-lo a criar uma jornada bem estruturada, passo a passo, de um ponto de partida ao ponto de chegada.

Aprenda como identificar seus pontos de engajamento, quais são os melhores conteúdos em cada etapa da jornada e quais ferramentas o auxiliarão a otimizar suas campanhas de marketing para atingir os melhores resultados.

O que é uma jornada de compra?

Se você está querendo conhecer mais sobre o que é uma jornada de compra e como criar uma que seja apropriada para os objetivos do seu negócio, então você está no lugar certo.

A jornada de compra é uma parte fundamental do funil de marketing e do funil de vendas. Montar uma estratégia que seja bem estruturada vai ajudar você a obter melhores resultados. Vamos passar por cada etapa de como montar uma jornada de compra do zero, para que você possa entender cada detalhe da sua criação.

A jornada de compra consiste em cinco etapas principais, que podem ser descritas como: reconhecimento do problema, consideração, decisão, compra e pós-compra.

Vamos dar uma olhada em cada uma dessas etapas separadamente para que você saiba como criar uma jornada de compra eficaz.

Como montar a jornada de compra do zero?

Estruturar em uma jornada de compra é um processo importante para qualquer negócio. Ela não só torna as interações com um cliente mais consistentes e ordenadas, mas também ajuda a maximizar o ROI do marketing e da venda. É por isso que montar uma jornada de compra do zero é essencial para qualquer empresa.

Primeiro, você precisa definir os objetivos da jornada de compra. Isto significa que você precisa entender o que o cliente está procurando, quais são as necessidades dele e como você pode ajudar a satisfazê-las. Uma vez que os objetivos tenham sido estabelecidos, você pode prosseguir para a etapa seguinte: estruturar seu funil de marketing e de vendas.

O funil de marketing deve envolver todas as ações de marketing que você precisa executar para alcançar seus objetivos. Por exemplo, pode incluir tarefas como criação de conteúdo, campanhas de mídia social, SEO, distribuição de conteúdo, etc.

O funil de vendas, por outro lado, foca nas etapas necessárias para levar o cliente de uma audiência à conversão. Ele geralmente envolve tarefas como contato pré-venda, atendimento ao cliente, apresentações de produto, etc.

Depois de definir os objetivos e criar um funil de marketing e de vendas, é hora de começar a executar a jornada de compra. Para isso, é fundamental testar e monitorar as etapas do processo.

Isto significa mensurar o que está funcionando bem e o que pode ser melhorado. Conforme você realizar o acompanhamento, é importante que você esteja preparado para fazer ajustes no seu funil de marketing e de vendas, baseado nos resultados dos testes.

Monitorar e ajustar regularmente sua jornada de compra é essencial para garantir que seus objetivos sejam atingidos. Por isso, é importante configurar um conjunto de KPIs (medidas-chave de desempenho) para acompanhar os resultados da jornada de compra. Dessa forma, você terá indicadores para avaliar os resultados e ajustar sua estratégia, conforme necessário.

Por fim, é importante entender que montar uma jornada de compra do zero pode ser difícil. A chave para o sucesso é planejar e monitorar o processo ao longo do tempo.

Isso permitirá que você faça alterações e ajustes, conforme necessário, para avançar na jornada de compra, aumentar as taxas de conversão e aumentar os lucros.

Aprendendo sobre o seu público

Montar uma jornada de compra é essencial se você quiser oferecer aos seus usuários uma experiência de compra incrível.

É importante ter em mente que a jornada de compra não se limita somente ao processo de compra, pois é preciso estabelecer ações que possam guiar o usuário a partir do primeiro contato até a efetivação da compra.

Também é importante ter em mente os dados do usuário para conseguir obter informações sobre o seu público, o que é fundamental para direcionar ações de marketing e melhorar a maneira como você se aproxima dos consumidores.

Uma boa maneira de começar, é entender quais são os passos necessários para montar uma jornada de compra eficaz e identificar como entender os seus usuários. Estes passos podem variar desde a conscientização, pesquisa de mercado, análise de dados e segmentação, até à efetivação da compra.

É preciso ter em mente que, para direcionar o conteúdo de acordo com o público-alvo, também é importante usar as palavras-chave adequadas para cada etapa da jornada.

Por meio disso, você poderá criar uma experiência de compra incrível, personalizada e direcionada para cada usuário.

Mapeando os canais de interação com seu público

Comece por mapear todos os contatos que você tem com seu público-alvo. Ao criar um mapa da jornada de compra, é importante lembrar dos quatro principais elementos: os contatos, as atividades, os estágios e as mensagens.

Ao entender a jornada de compra, você pode desenvolver e implementar um funil de marketing eficaz, melhorar sua comunicação com os clientes, alinhar melhor as áreas de marketing e vendas e até aumentar suas vendas.

Análise de palavras-chave

A análise de palavras-chave pode ser a grande sacada para montar seu plano de jornada de compra com eficiência.

Para montar uma jornada de compra eficaz, você precisa seguir alguns passos básicos. Primeiro, você precisa encontrar palavras-chave relevantes para o seu produto ou serviço. A melhor maneira de o conseguir é usando ferramentas de análise de palavras-chave.

Esses mecanismos podem ajudá-lo a descobrir quais palavras-chave se relacionam com o seu público-alvo e as que as pessoas estão usando para buscar seu produto ou serviço. Conforme você descobrir palavras-chave relevantes, poderá começar a construir um plano de jornada de compra que se concentre na melhor experiência possível para os seus clientes.

Se você levar em consideração suas palavras-chave ao criar um plano de jornada de compra, sua estrutura de jornada de compra será mais assertiva, pois é difícil de acreditar que pessoas que buscam por determinados assuntos, que são acionados pelas buscas por palavras-chave, não sejam potenciais compradores da solução relacionadas.

Definindo objetivos e KPIs

Montar uma jornada de compra bem planejada exige alguns passos fundamentais, como definir objetivos, analisar os dados já existentes, elaborar a estratégia de sucesso e, finalmente, realizar testes.

Para começar, você precisa definir um objetivo claro e identificar o que precisa ser medido.

É importante definir os KPIs (medidas-chave de desempenho) que você deseja alcançar, como a taxa de conversão de visitantes em leads, a taxa de conversão de leads em clientes e assim por diante.

Isso lhe dará uma linha de base para monitorar o progresso de sua jornada de compra. Em seguida, é hora de analisar seus dados existentes para entender melhor seu público-alvo e suas necessidades.

Examine sua base de dados de leads passados para ver quais insights você pode obter. Isso também lhe ajudará a encontrar seus pontos de contato ideais e definir melhor suas segmentações.

Desenvolvendo uma estratégia de conteúdo

Ao construir sua jornada de compra, você precisará seguir estas etapas para começar a desenvolver sua estratégia de conteúdo: definir objetivos, entender o perfil do público-alvo e criar conteúdo relevante que atenda às necessidades dos consumidores em cada etapa da jornada.

Desenvolver uma estratégia baseada em conteúdo para um público mais leigo e que precisa ser educado a fim de conscientizá-los sobre um problema ou uma dor que ele ainda sequer tem consciência.

Avançando pela etapa de meio de funil onde os conteúdos são mais aprofundados e tratam com um público que já tem mais conhecimento e busca mais informações sobre as soluções, para poder entender se é bem aquilo que eles precisam.

Ou conteúdos de fundo de funil, para público que já está pronto para a compra e que precisa de informações sobre sua solução em relação aos seus concorrentes, se ela realmente atende suas necessidades e por aí vai.

É importante destacar que, no final, sua jornada de compra deve ser aprimorada e ajustada à medida que seus clientes evoluem.

Quando construída corretamente, uma jornada de compra bem-sucedida tem como pilar,  uma estratégia de conteúdo eficaz que impulsiona a aquisição e retenção de clientes.

Conclusão

Ao seguir os passos acima, você será capaz de montar sua jornada de compra do zero, sem correr qualquer risco. Se você seguir estas dicas, você estará bem em seu caminho para o sucesso na jornada de compra.

Com o tempo, você poderá ajustar suas estratégias e processos conforme suas necessidades mudarem, mantendo assim sua jornada de compra sempre atualizada.

Caso tenha dúvidas e precise de ajuda, conte conosco, entre em contato que teremos prazer em conversar com você e conhecer sua jornada de compra.