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10 Dicas Para Melhorar a Presença Digital da Sua Empresa

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Todos estamos sendo afetados pela pandemia do COVID-19, mas sabemos que são as pequenas empresas as mais atacadas nesse momento.

Seja você um varejista físico, que fechou suas portas temporariamente, ou um pequeno empreendedor, com um negócio pequeno ou médio, estamos aqui para ajudá-lo a trabalhar a presença digital do seu negócio.

Cuide da sua presença digital e da sua empresa. Afinal, quem é visto é lembrado.

Alimente suas Conexões

Se você precisar de inspiração, procure ver o que outros pequenos empreendedores e empresas estão fazendo. Compartilhe seu conhecimento, pois estamos todos juntos. Tente reservar um tempo para compartilhar algumas histórias, trocar informações sobre o que está funcionando bem e criar um forte senso de camaradagem com seus pares de mercado.

Também é importante para uma boa presença digital, manter-se conectado aos seus clientes. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso.

  • Mantenha as pessoas atualizadas. Não importa que tipo de negócio você tenha – seja um profissional liberal, uma loja online ou um negócio local – há muitas pessoas por aí que querem ouvi-lo. 
  • Considere adicionar um formulário de inscrição ao seu site e enviar atualizações regulares por e-mail para manter a conversa com seus clientes, fãs e amigos. Além de ajudar você a manter as pessoas informadas sobre quaisquer alterações no horário ou na disponibilidade do produto, também é uma ótima maneira de informar como eles podem ajudá-los durante esse período difícil.
  • Fortaleça os laços com sua base de clientes. No momento, muitas pessoas estão se adaptando às novas rotinas diárias. Se você puder fornecer quaisquer recursos ou serviços – mesmo que seja apenas um e-book para download gratuito, pode ajudar muito a impulsionar a presença digital da sua empresa- considere criar uma página de destino para ajudá-lo a compartilhá-lo facilmente com as pessoas da sua comunidade.

Seja estratégico

Existem várias maneiras pelas quais as empresas podem responder à atual pandemia do COVID-19, mas nossa sugestão é ser pragmático e estratégico. Para os seus negócios, isso significa estar ciente e considerar o impacto real em seus clientes. Considere sua relevância para a situação; não tente forçar a barra com discursos onde seu conteúdo não é relevante. Entre em contato com seu público (criando uma pesquisa , por exemplo) para descobrir o que eles precisam – e o que você pode fazer para ajudar.

Se as pessoas não podem ir pessoalmente na sua empresa, pense em maneiras criativas de levar sua empresa a elas. Por exemplo, se você é proprietário de um restaurante e não pode atender clientes no momento, talvez possa criar uma série de eventos online para ensinar às pessoas como preparar alguns de seus pratos e de quebra, ofertar algum prato pela tele-entrega. Ou, se você administra uma academia, talvez possa oferecer sessões de treinamento ao vivo, para seus alunos participarem on-line. Esse tipo de iniciativa vai estabelecer a presença digital da sua empresa para o mercado.

Ações que você pode fazer hoje

Mesmo que você não consiga operar seus negócios normalmente, ainda há coisas que você pode fazer para ajudar a superar toda a incerteza e preparar-se para o sucesso a longo prazo.

  • Se você não possui um site, considere a criação de uma landing page (página de destino) para compra, em que as pessoas possam adquirir seus produtos online. Você pode até usá-la para vender cartões-presente, vouchers, para seus clientes utilizarem quando a situação melhorar.
  • Crie uma landing page (página de destino) com um formulário de inscrição, compartilhe o link em seus canais sociais e comece a enviar atualizações regulares. Assim você vai manter as pessoas informadas sobre tudo o que está acontecendo com você e sua empresa. Você pode até configurar sua página para marcar automaticamente os contatos com base em seus interesses, para que seja mais fácil organizar seu público e enviar mensagens mais relevantes no futuro.
  • Se sua empresa já tem uma loja online, explore as automações de marketing para obter opções que facilitarão a sincronização de seu público.

Talvez sua empresa tenha experimentado um aumento dramático (e inesperado) no tráfego e nas vendas online como resultado de eventos recentes. Você precisa ser estratégico em sua resposta e entender como continuar a atender às necessidades de seus clientes.

  • Se você tem um produto de venda em massa, considere a criação de campanhas de mídia social para aumentar a conscientização entre seus clientes existentes – e novos públicos também.
  • Se você está tendo um aumento no tráfego do seu site, isso é porque o conteúdo que você oferece está repercutindo bem. Então, assegure-se de capturar esses dados. Depois eles poderão ser utilizados em campanhas de marketing e relacionamento.

 

Planejar, produzir e publicar

Com tantas pessoas confinadas, o trânsito online está muito maior. Mais pessoas estão na rede. Concentre-se na criação de conteúdo relevante para o seu público. Lembre-se de considerar o contexto e o momento; nem toda mensagem é apropriada para todos os canais.

Aqui estão alguns exemplos dos tipos de conteúdo que você pode criar.

  • Planeje conteúdo social com campanhas que forneçam ao público uma visão do lado humano da sua empresa, como um recurso semanal de “conhecer a equipe” que apresenta pessoas à sua equipe ou uma visão dos bastidores de como você produz seus produtos.
  • Envie mensagens para que seus clientes saibam que você está pensando neles e que mal pode esperar para vê-los novamente. Enquanto você está nesse período de quarentena, você pode planejar com antecedência e criar mensagens para receber novos clientes quando a rotina voltar ao normal.
  • As stories do Instagram podem ser uma maneira bem legal de se conectar ao público. Use esse espaço para mostrar seus próximos produtos, discutir seus planos para os próximos meses ou apenas conversar sobre como você está. Abuse de enquetes e perguntas.
  • Se você conhece um determinado assunto e sempre quis compartilhar o que sabe com outras pessoas, agora é a hora de começar a organizar suas ideias. Você pode criar um guia para download, um e-book ou até uma série de postagens úteis (Isso é o que a Combiz está fazendo agora com esse artigo). 

Se você acha que essas ou outras ações podem ajudar o seu público, considere adicioná-las ao seu plano de marketing de longo prazo. Quaisquer estratégias que você colocar em prática agora apenas fortalecerão seus negócios quando esse momento passar.

E lembre-se. Estamos aqui para ajudar.

Sabendo que este é um momento difícil para todos, poste-se sempre disponível para ajudar. Você e sua empresa serão lembrados por isso.

Saiba que a hora não é para discursos incisivos de venda, isso pode refletir na imagem da sua empresa num futuro próximo e surtir um efeito negativo. Tenha em mente que esse momento é um momento para sua empresa melhorar processos, reorganizar-se para quando a quarentena passar e preparar-se para os novos desafios que virão.

Não temos todas as respostas, mas estamos imbuídos em compartilhar com você alguns recursos relevantes e certeiros.

Conte com a Combiz, é só fazer contato pelo formulário de contato do nosso site ou enviar um e-mail para querofalar@combiz.com.br.

 

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