rankeamento no google

Rankeamento no Google: 07 Super Dicas para Melhorar

84 / 100

Os sites de buscas, em especial o Google, são os maiores direcionadores de tráfego da internet. Para muitos usuários, o Google é a primeira parada no navegador, onde digitam o que precisam na barra de pesquisa e encontram sua resposta sem muitas dificuldades. Com isso, toda empresa deseja, ou deveria desejar, aparecer nas primeiras posições dos resultados. No entanto, não basta um site simplesmente existir para ganhar posições no ranking do Google. Para isso, é preciso adotar boas práticas de SEO (search engine optimization), é através delas que seu negócio vai melhorar o rankeamento no Google.

Por falar nisso, você sabe a força do seu site? Solicite um diagnóstico do seu site com nossos parceiros do SiteCheckup.

A seguir você confere 7 dicas para melhorar o rankeamento no Google.

  1. Elabore uma Estratégia de Palavras-Chave

Aparecer nos primeiros lugares do rankeamento no Google começa com uma boa estratégia de palavras-chave. As palavras-chave são os termos que os usuários vão digitar no campo de busca do Google. Nesse caso, a dica é começar definindo quais desses termos mais se relacionam ao seu negócio. Para isso, é importante ir além dos produtos e serviços que você oferece: pense na jornada do seu cliente e no que vai interessá-lo em cada etapa. Escolha as palavras mais importantes e comece produzindo conteúdo focado nelas. Ter uma estratégia de palavras-chave significa que você vai concentrar seus esforços em atrair visitantes qualificados para o seu site, sem perder o foco.

Um exemplo: se você tem uma loja de calçados esportivos para homens, suas primeiras palavras-chave serão “calçados esportivos masculinos” e “tênis para homens”. Mas para segmentar o público você também usará “tênis para jogar basquete” e “melhores tênis para praticar corrida”.

  1. Produza Conteúdo de Qualidade

A base do SEO continua sendo a produção de um conteúdo relevante. O Google tem várias formas de identificar o que é relevante para um usuário, de acordo com a palavra-chave pela qual ele buscou.

Pense, seu conteúdo precisa ser valioso, só assim o visitante do site vai permanecer mais tempo nele. Acrescente algo para seu cliente, forneça informações importantes e inteligentes. Com essa estratégia, você se tornará uma autoridade do seu nicho de mercado.

  1. Evite Conteúdos Superficiais

É difícil saber se um conteúdo se aprofunda no tema que o usuário buscou, mas o Google conseguiu um bom critério: o tamanho do artigo. Não existe um tamanho ideal de blog ou post, mas pesquisas dão conta de que é imprescindível ir além das 500 palavras. Com isso, os motores de busca evitam páginas que funcionam como iscas de cliques, que buscam atrair visitantes oferecendo conteúdos curtos e pouco aprofundados. No entendimento do Google, quinhentas palavras é o mínimo para escrever um artigo que pelo menos responda à pergunta do usuário.

Intercale textos mais aprofundados entre os artigos básicos. Seu público é amplo e heterogêneo, com diferentes níveis de conhecimento da área que você atua.

  1. Não Copie Conteúdo

Os motores de busca não toleram plágios. Aqueles conteúdos copiados e duplicados são penalizados imediatamente e excluídos de qualquer rankeamento no Google. Além da página, é possível que todo o site seja penalizado se o conteúdo copiado ocorrer em muitas páginas daquele domínio.

Peça auxílio para os especialistas que trabalham em sua empresa, pesquise em livros e publicações da sua área, opine baseado em outros artigos, mas nunca copie.

  1. Invista na Qualidade da Escrita para o Rankeamento no Google

A maioria dos motores de busca é capaz de identificar, em centenas de idiomas, quando uma página possui erros de ortografia e gramática. Conteúdo mal escrito pode ser entendido como página maliciosa ou spam. Portanto, se esses erros são muito frequentes, a página pode ser penalizada no rankeamento no Google com a baixa procura dos usuários.

Lembre-se: Um texto cheio de erros e mal escrito também é penalizado pelos leitores. Então, capriche no português!

  1. Ofereça Links Externos de Qualidade

Os links são uma via de mão dupla: para conquistar links, muitas vezes você tem que oferecer links também. Para favorecer essa prática, os motores de busca passaram a valorizar páginas que contêm links externos.

A lógica é simples: dificilmente uma página vai oferecer todo o conteúdo disponível sobre um determinado tema. Então, se ela oferece links externos, está favorecendo a pesquisa do usuário, guiando-o por outras páginas também relevantes. Mas cuidado: evite trocar links sempre com os mesmos (poucos) sites. Essa prática logo é percebida pelo algoritmo dos motores de busca, que acabam penalizando sua página no rankeamento no Google.

  1. Ofereça uma Experiência Positiva ao Usuário

O Google se importa bastante com a experiência que o usuário vai ter ao clicar em um resultado de busca e acessar a página de destino. Por isso, cada vez mais, seu algoritmo consegue favorecer as páginas que oferecem uma boa experiência.

Uma das formas de que o Google se utiliza para medir essa experiência é a taxa de rejeição. Quando um usuário permanece pouco tempo na página e sai dela sem clicar em nenhum lugar, o Google entende que a experiência foi negativa e o conteúdo não era relevante. Conforme esse comportamento se repete com outros usuários, o ranking da página tende a ser prejudicado.

Por fim, os conhecimentos em SEO são um aprendizado que nunca terminam, principalmente porque os motores de busca estão sempre mudando os critérios dos seus algoritmos. O que um dia já foi importante, pode ser irrelevante no presente, e vice-versa. Dessa forma, o Google e demais buscadores raramente divulgam o que as páginas devem fazer para rankear melhor, então muito do que se sabe de SEO é baseado em “engenharia reversa” e experimentos. Ainda assim, é importante estar atento a essas dicas para otimizar a experiência do seu site e assim obter o sucesso desejado.

O próprio Google oferece treinamentos e guias de como começar sua presença online. Outra alternativa é contar com o apoio de parceiros especialistas em SEO, como a Combiz, que conta profissionais na produção de conteúdo, análise de dados, SEO e estratégias de marketing. Entre em contato conosco!

 

apareça no google

Related Posts

Leave A Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *