A Importância da Análise de Dados para o Marketing

análise de dados

Coletar informações e realizar a análise de dados para a tomada de decisão. O mundo digital nos acostumou a uma realidade na qual fazer investimentos de forma aleatória deixou de ser uma possibilidade plausível. Atualmente, quando se trata de estratégias de marketing digital, são poucas aquelas que não levam em consideração os números.

Quando navegamos na internet nossas ações se transformam em dados, e eles podem nos ajudar a entender melhor quais serão os comportamentos dos usuários. É por essa razão que tomar decisões sem estar respaldado por dados, sejam eles quais forem, pode representar uma grande perda de tempo e dinheiro para a agência e seus clientes.

E aí? Vamos entender um pouco a importância da análise de dados para o seu negócio?

Use da Assertividade para Identificar os Melhores Dados

Para começar, podemos fazer o seguinte raciocínio:

É melhor impactar dez pessoas e vender para cinco delas ou é melhor impactar cem pessoas e vender para as mesmas cinco?

Embora em ambos os casos o resultado final seja o mesmo, é bem provável que a ação que impactou um número maior de pessoas custou mais caro e envolveu mais trabalho.

E é justamente onde reside a ideia do uso de dados em prol da assertividade, o que não se trata de impactar indiscriminadamente um número significativo de pessoas, mas sim de impactar usuários que tenham interesse real em se tornar consumidores. Em outras palavras, em um primeiro momento não é a quantidade que importa, mas sim a qualidade.

Os dados podem servir como um parâmetro fundamental para a tomada de decisões. Lembre-se que investir em marketing digital é fazer escolhas a todo momento, e essas escolhas devem levar em conta não apenas o valor disponível para divulgação, mas também o perfil dos usuários que receberão as mensagens.

Precisão Leva a Eficiência

Análise de dados é uma ferramenta eficaz tanto para grandes quanto para pequenas empresas, com o agravante que companhias de pequeno e médio porte têm menos espaço para erros, afinal investem uma verba menor em suas campanhas. E num mercado altamente competitivo, um erro na parte financeira pode ser crucial para definir os rumos do seu negócio. Portanto, o uso de dados pode ser um diferencial ainda mais significativo.

A precisão é a possibilidade de reduzir as chances de erro ao valor mínimo possível. Isso faz com que, mesmo campanhas com pouca verba, possam obter bons resultados. Lembre-se novamente: em linhas gerais, não é a quantidade que faz a diferença, mas sim a qualidade das ações executadas a partir daquilo que as probabilidades numéricas sugerem.

Também é importante lembrar que nem todos os dados disponíveis são relevantes. É preciso encontrar sentido em como agrupá-los para obter as melhores análises. Justamente nesse ponto que entram em cena os especialistas em análise de dados para o marketing digital. A eles cabe interpretar as variáveis e, de acordo com os objetivos de uma empresa, orientar quais são as ações passíveis de oferecerem os melhores resultados.

Dica Importante: Análise de Dados não é “achismo! ” Evite-os!

Quantas vezes você já teve uma impressão sobre um determinado assunto e, ao conferir dados estatísticos, percebeu que estava enganado? Certamente isso já ocorreu várias vezes com você? E está tudo bem, isso é absolutamente normal.

O mundo ao qual temos alcance é uma versão limitada do que ele realmente é. Dentro da nossa “bolha” temos visões que podem ser distorcidas da realidade se considerarmos um universo maior de pessoas. É justamente para evitar erros de análise, como esses, que o uso de dados para a tomada de decisão se mostra a melhor ferramenta possível.

É nesse momento que o “achismo”, algo muito comum para aqueles que ainda são inexperientes em análise de dados para o marketing digital, entra em cena. Nessa hora, se faz importante evitar todo e qualquer tipo de suposição baseada em informações imprecisas, e partirmos sempre para o mundo real, pois é ele que vai ditar o caminho a seguir.

Por isso, ao deixarmos o “achismo” de lado, passamos a analisar o mundo como ele realmente é. Ou seja, se a análise de dados dize que a maioria das pessoas considera o seu produto ruim, ainda que você discorde, então é sinal que provavelmente há alguma coisa de errado, sendo necessário dar uma atenção especial ao tema.

Trazendo esse conceito para a realidade do marketing digital, é fundamental conhecer qual é o perfil do público com o qual você está dialogando. De nada adianta “rejuvenescer” a sua marca, apostando em uma linguagem mais jovem e descolada, se o seu público-alvo é composto por pessoas mais experientes e que se comunicam de maneira formal.

Por fim: Deixe a sua Comunicação nas Mãos de Especialistas

Além da análise de dados propriamente dita, o mundo do marketing digital se destaca pelo seu dinamismo. Há inúmeras ferramentas para captura e análise de dados. Estar atento à serventia de cada uma delas requer muito investimento e estudo. Essa capacitação para a elaboração de projetos, é algo que se aprende conhecendo as múltiplas possibilidades que cada canal oferece.

Para quem não é da área, pode ser difícil dar conta de acompanhar movimentações tão intensas além do dia a dia do negócio. Em outras palavras, apostar naquilo que você “acha” e não deixar que os números o convençam pode significar ações menos eficazes, com um custo maior e resultados abaixo da expectativa.

Portanto, é importantíssimo contar com profissionais qualificados, como os da Combiz, para elaborar a sua estratégia de marketing digital. São eles que saberão ler, interpretar e direcionar o caminho a seguir, sempre baseados na análise de dados.

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