A geração de leads é uma das estratégias mais eficazes para aumentar o número de potenciais clientes para qualquer empresa.
Se você é dono de uma empresa ou trabalha em marketing, gerar leads de forma consistente deve ser uma das suas principais prioridades.
Porém, isso não é tão simples como parece. É preciso conhecer e utilizar as dez principais estratégias de geração de leads disponíveis.
Neste artigo, mostraremos essas estratégias e lhe ensinaremos como aplicá-las de forma eficaz.
Estratégias para geração de leads
- SEO
O SEO (Search Engine Optimization) é o processo de otimização de um site para aumentar o posicionamento nos resultados de busca do Google.
É uma estratégia proeminente na geração de leads, pois é possível atrair potenciais clientes que estão buscando o que a sua empresa oferece.
Para isso, trabalhe com conteúdo relevante e indexável, otimize seus títulos e descrições meta, trabalhe habilmente as palavras-chave, utilize a redução de carregamento de páginas e facilite a navegação do usuário.
- Redes Sociais
As redes sociais são uma ótima maneira de alcançar novos públicos em potencial e atrair leads. Aproveite o alcance que elas oferecem para postar conteúdo relevante que possa gerar interesse.
As principais redes sociais para gerar leads são Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, e YouTube.
- Publicidade
Investir em publicidade online é um ótimo meio de gerar leads. Você pode fazer anúncios nas redes sociais, nos motores de busca, em aplicativos e sites de notícias, entre outros.
Há diversos formatos de anúncios, cada um com seu próprio objetivo. Escolha um que se adapte às suas necessidades e objetivos.
- Inbound Marketing
O inbound marketing é uma estratégia de marketing centrada no usuário. Envolve criar conteúdo relevante para atender às necessidades dos usuários e guiar as pessoas com interesse até a sua empresa.
O inbound marketing ajuda a criar relacionamentos de longo prazo com seus leads, aumentando sua taxa de conversão.
- Content Marketing
O content marketing é uma ótima maneira de geração de leads. Consiste em criar conteúdo relevante com frequência para atrair, informar e reter leads.
Você pode criar materiais ricos, como infográficos, livros digitais, vídeos e podcasts e otimizar todos os seus materiais para SEO.
- Publicações Patrocinadas
As publicações patrocinadas envolvem as empresas pagando para publicar material em plataformas externas, como blogs, podcasts, sites de notícias e revistas.
Esse tipo de conteúdo é útil para atrair leads qualificados para o seu negócio.
- E-mail Marketing
O e-mail é uma ótima ferramenta para gerar leads. Você pode criar listas de e-mail, enviar newsletters com conteúdos atualizados sobre o seu setor e, naturalmente, obter novos leads.
O e-mail marketing também é bom para nutrir os leads já adquiridos.
- Anúncios em Vídeo
Os anúncios em vídeo são populares na web e uma ótima maneira de gerar leads. Você pode usar vídeos para gerar interesse no seu produto ou serviço e divulgá-lo no YouTube, Facebook, Instagram, e outras plataformas.
- Programas de Referência
Os programas de referência são ótimos para gerar leads. Os usuários são incentivados a indicar o seu produto ou serviço a outras pessoas e, em troca, recebem algum tipo de recompensa.
Você também pode usar técnicas de marketing de influenciadores para atrair leads.
- Parcerias
As parcerias com outras empresas são uma excelente maneira de gerar leads. Você pode trabalhar com empresas afins para ajudar a promover seu produto ou serviço e atrair leads qualificados para sua base de dados.
É importante escolher bem as parceiras, considerando critérios como o tamanho da empresa, o público-alvo e a reputação.
Uma boa parceria pode render bons frutos para as duas empresas envolvidas, fidelizando os clientes e gerando mais vendas.
Conclusão
Geração de leads é necessário para o crescimento de qualquer empresa e é mais fácil se você conhece as principais estratégias que pode aplicar.
Na verdade, pode-se dizer que as dez principais estratégias de geração de leads discutidas aqui cobrem todos os aspectos do processo de geração de leads.
Se você gostou desse artigo que produzimos e quer saber mais como implementar estratégias para geração de leads, entre em contato e fale com um de nossos consultores agora mesmo.