Quais são os Benefícios de Usar um Sistema CRM para sua Empresa?

Quem usa um sistema CRM já não consegue mais trabalhar sem essa plataforma. Isso porque ela tem o necessário para promover a melhor relação com os clientes. Em tempos de pandemia e crise econômica, esses atributos são fundamentais. É ainda uma maneira de ganhar uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Para o relacionamento com os clientes são inúmeros os benefícios. Nesse sentido, o CRM permite que a empresa possa trabalhar os diferentes públicos dela. Afinal, mesmo que essas pessoas tenham interesses em comum, cada grupo de clientes têm uma particularidade.

Se uma empresa de camisetas de futebol usa o CRM, por exemplo, ela tem a oportunidade de criar uma campanha sob medida para diferentes torcedores. Ao conhecê-los melhor, maiores são as chances de se criar uma oferta com altas taxas de conversão.

O que é Sistema CRM?

Em resumo, um CRM serve para gerenciar todas as interações de uma empresa com clientes e potenciais clientes, os chamados leads. O objetivo de um sistema CRM pago ou um sistema CRM gratuito é melhorar as relações com o público, e assim criar oportunidades de negócios.

O CRM, antes de ser apenas um software, é uma metodologia. Portanto, a sua existência é anterior à popularização da Internet. Desde o início, o objetivo era acompanhar toda a jornada de compra do cliente, e tentar conhecê-lo melhor. Assim, por meio dessas informações, criar campanhas de marketing que tivessem maior impacto.

A personalização desses pontos de contato com o cliente é outro diferencial do CRM. Em vez de tratar todos eles de forma genérica, esse software permite que as empresas tenham uma comunicação mais personalizada.

Benefícios ao usar Sistema CRM

Melhor Compreensão do Perfil dos Clientes

Um sistema CRM consegue armazenar em um banco de dados diversas informações sobre os clientes. Elas podem ser usadas pelos departamentos de marketing e vendas para a elaboração de diferentes estratégias.

Como todas as interações com o público estão gravadas, e disponível para diversos integrantes da equipe, é muito mais simples ver o que agrada o cliente ou o que tem gerado objeções.

Geração e Captação de Leads

Uma função pouco encontrada em um sistema CRM grátis é a captação de leads por meio de aplicativos de mensagens. Nas versões mais avançadas, o software consegue gerar leads de forma automática para as empresas.

O funcionamento é muito simples. Primeiro, é necessário realizar a integração com aplicativos de mensagens como Facebook Messenger ou WhatsApp Business. Após essa ação, o CRM está apto para captar os clientes em potencial.

Basta que algum deles envie uma mensagem usando o aplicativo. Automaticamente, o software capta esse contato e o transforma em um novo lead no banco de dados.

Agora, esse cliente em potencial tem o seu cartão de lead. Nele, a empresa pode preencher dados como telefone de contato, e-mail, cargo na empresa, e muito mais.

Utilizando essas informações, um negócio tem o necessário para realizar uma prospecção de vendas muito mais apurada.

Integrações

As integrações de um CRM vão muito além dos aplicativos de mensagens. Hoje, as versões mais modernas de um sistema CRM permitem a integração com diversas plataformas.

Se uma empresa usa o Google Planilhas, por exemplo, ela tem como levar todas essas informações para o software. Com isso, ela concentra todos os dados em apenas um sistema.

Outro benefício da integração é a otimização do fluxo de trabalho. Como muitos desses processos podem ser automatizados, isso permite que uma equipe tenha mais foco em tarefas que demandam maior análise e dedicação.

Personalização

A integração também está relacionada à personalização. Afinal, é possível integrar um sistema CRM com plataformas de automação de marketing. Nesse cenário, a empresa tem a oportunidade de programar o melhor momento e o conteúdo mais apropriado para cada lead ou cliente.

Como exemplo, podemos citar um e-commerce. Se um cliente colocar algum produto no carrinho, e sair da plataforma sem confirmar a compra, a ferramenta de automação de marketing entra em ação.

Nesse momento, é disparado uma mensagem para a caixa de e-mail do cliente. O conteúdo pode ser alguma informação sobre desconto ou apenas um lembrete sobre como falta pouco para ele confirmar o pedido.

Essa estratégia, segundo especialistas, consegue até 10% de conversão. Pode parecer pouco, mas como esse cliente já havia abandonado o site, isso faz com que essa taxa seja realmente significativa.

Relatório de Vendas

Esse, sem dúvida, é um dos principais benefícios de um sistema CRM. Um gerente, por exemplo, pode analisar todos esses dados sobre o desempenho da equipe, além de acompanhar a jornada dos clientes pelo funil de vendas.

É possível ainda definir metas e, dia após dia, verificar se o time de vendas está próximo do objetivo estabelecido. Conforme o resultado, a empresa pode definir melhor qual será a estratégia mais adequada em projetos futuros.

Com a vantagem de estar baseada em dados reais e muito confiáveis.

Portanto, usar um sistema CRM, além de permitir o melhor conhecimento sobre o cliente, tem impacto direto na produtividade e nos resultados dos negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.