Você se considera um especialista em negociar com clientes ou acredita que está em um contínuo processo de desenvolvimento profissional em vendas?
Caso tenha optado pela segunda resposta, saiba que esse é o tipo de pensamento e de atitude que o seu chefe gostaria que você nutrisse.
E se você não acredita nisso, basta pensar que, há 15 anos — antes da Era Digital enraizar-se em nossa sociedade —, a relação entre vendedores e clientes era completamente diferente.
Vale, portanto, buscar um desenvolvimento profissional constante — soluções cada vez mais inovadoras a serem praticadas diariamente e, assim, conquistar o seu consumidor.
E, neste post, vamos falar a respeito de 15 coisas que seu chefe gostaria que você soubesse sobre vendas — todas inspiradas no método CHA (Competências-Habilidades-Atitudes). Confira, e desenvolva mais o seu repertório profissional com nossas dicas!
Competências para seu desenvolvimento profissional em vendas
1. Adaptabilidade
Bons vendedores fazem aquilo que todo chefe esperaria dele quando a internet passou a moldar o comportamento dos consumidores: adaptam-se.
Não apenas nisso, mas também nas situações cotidianas, aprendendo a contornar adversidades, influenciar os clientes em sua decisão de compra e compreender as necessidades de cada um para bolar soluções personalizadas para eles.
2. Empatia
Empatia não significa, apenas, um sorriso estampado no rosto. Reflete-se também na postura, na maneira de abordar o cliente e no alinhamento com a identidade da marca onde trabalha.
Isso tudo é um diferencial e tanto que todo gestor procura observar em sua equipe de vendas. Afinal, os vendedores são providenciais instrumentos humanos da empresa e devem agir de acordo com os valores e missão do local em que trabalham.
3. Capacidade investigativa
Com base no que vimos até aqui, uma boa competência que você deve colocar em mente, tendo em vista seu desenvolvimento profissional em vendas, é a capacidade investigativa.
Por meio dela, você fica a par das necessidades, dificuldades e desafios que determinado cliente enfrenta, podendo gerar oportunidades múltiplas de negócio com essas informações.
4. Persistência
Também conhecida como “tenacidade comercial”, a persistência não pode ser confundida com insistência, mas em adaptar as suas propostas àquilo que cada cliente procura.
Assim, seu desenvolvimento profissional em vendas ganha um importante aliado, que é a capacidade de se aprofundar na perspectiva daquele consumidor e encontrar a melhor maneira de solucionar a questão que o levou até a sua loja.
Habilidades para seu desenvolvimento profissional em vendas
1. Seja um bom ouvinte
Um bom comunicador sabe falar bem —como veremos adiante —, mas deve saber, acima de tudo, ouvir seus clientes.
Ao trabalhar o desenvolvimento profissional em vendas nessa habilidade em particular, fica muito mais prático utilizar as competências que mencionamos anteriormente. Experimente!
2. Demonstre mais interesse
Além de um par de ouvidos, ofereça também entusiasmo no atendimento — não confundir com euforia. E não apenas no atendimento, mas em entender as engrenagens do seu negócio.
Isso significa se envolver em todas as etapas do processo produtivo de sua empresa, contribuir para o coletivo se desenvolver, e não apenas em cumprir as suas metas. Isso tudo permite que você seja um vendedor muito mais completo aos olhos do seu gestor.
3. Busque soluções
Habilidade complementar ao que já falamos, mas que vale o reforço: não adianta empurrar qualquer tipo de produto para o cliente. Assim, dificilmente ele voltará para uma nova compra.
O ideal é, ao ouvi-lo e identificar oportunidades, gerar soluções e, até mesmo, antecipar outras que o consumidor sequer sabia que tinha. E isso o vendedor aprende, exclusivamente, buscando trazer conforto ao comprador à sua frente, e não bater suas próprias metas.
4. Seja um bom comunicador
Aqui, incluímos a linguagem corporal e a maneira de se expressar corretamente. Com clareza e objetividade, o vendedor não precisa de enfeites verbais e galanteios — embora possam ser usados — para convencer um cliente.
Trate-o com respeito e ofereça as melhores qualidades dos seus produtos ou serviços, alinhadas com as necessidades do cliente, portanto.
Atitudes para seu desenvolvimento profissional em vendas
1. Tenha foco
Foco, no sentido de tornar o seu tempo mais produtivo, seja agregando mais valor ao seu desenvolvimento profissional em vendas, ou mesmo em auxílio dos colegas de trabalho.
Além disso, é importante entender e assimilar os planos de ação e estratégias da empresa para contribuir com melhores resultados mês após mês.
2. Trabalhe o “não” do cliente
Algo similar à persistência, mas essa atitude significa explorar o não de diferentes maneiras, e cada cliente expressa a negativa de uma maneira singular.
Ao conhecer o seu mercado e os serviços e produtos de sua loja, você pode transformar um não em talvez e, progressivamente, até convencer o consumidor — mesmo que isso aconteça no terceiro, quinta ou décimo atendimento.
3. Tenha objetivos claros
Aliar as metas próprias com as necessidades do consumidor é um grande desafio, mas que pode ajudar no desenvolvimento profissional em vendas.
Principalmente, porque assim o vendedor consegue apontar os diferenciais de sua marca demonstrando interesse no cliente, e não em seu salário ao fim do mês.
4. Saiba comercializar valor
Um complemento ao tópico anterior é saber gerar valor ao seu atendimento e à sua marca. O consumidor, hoje em dia, tem mais interesse em uma experiência de compra, e não no atendimento mecânico de alguém que vai empurrar seus produtos ou serviços a ele.
Apresente os benefícios, soluções e utilidades de sua venda e, com isso, você passa a agregar mais valor àquele atendimento.
5. Tenha paixão
Você pode não estar na empresa dos seus sonhos e, tampouco, ocupando o cargo desejado, mas o desenvolvimento profissional em vendas ajuda você a chegar onde quer.
Por isso, tenha paixão por aquilo que você faz, diariamente, e demonstre isso. É uma das melhores maneiras de se aproximar dos clientes e fazer com que seu chefe perceba outras qualidades em você.
6. Dê valor à sua marca
Alinhe-se, dia após dia, com os valores de sua empresa e use-os para conferir um atendimento mais qualitativo.
Dessa maneira, você ajuda a expor as qualidades de sua marca e, consequentemente, é mais valorizado pelos seus clientes e gestores.
7. Seja um consultor de negócios
Por fim, o reforço de que todos devem aprender sobre desenvolvimento profissional em vendas: não empurre um produto ou serviço qualquer aos seus clientes.
Isso significa ouvi-los, identificar necessidades e conhecer, a fundo, todas as vantagens daquilo que você tem a oferecer. Algo que ajuda a tornar seu atendimento mais personalizado e, a experiência do consumidor, sempre em alto nível de excelência.
E então, conseguiu levar algumas de nossas dicas para serem trabalhadas no dia a dia de sua empresa? Compartilhe conosco as suas opiniões, e nos diga quais outras competências, habilidades e atitudes um vendedor de sucesso deve possuir!