banner_oferta_kit_marketing_combiz

Sua equipe possui um conhecimento técnico avançado sobre o produto, todavia, você está tendo dificuldades no processo para acelerar as vendas?

Sente que apesar do conhecimento técnico há uma falta de conhecimento de conceitos de marketing para serem integrados com as vendas?

A integração entre os setores de marketing e vendas é fundamental para a obtenção de melhores resultados comerciais e acelerar as vendas.

Quando ambos conseguem enxergar com bastante clareza as necessidades do consumidor, sabendo exatamente o momento certo para oferecer o produto e a maneira correta de abordagem, certamente os resultados serão surpreendentes.

O grande problema geralmente, é que ambos os setores, raramente conversam entre si, sendo que de um lado da sala a equipe de marketing trabalham na geração de estratégias para promover ageração de leads enquanto do outro lado da sala a equipe de vendas se mata fazendo ligações telefônicas e respondendo e-mails para transformar os leads em clientes e acelerar as vendas.

Essa distância criada entre as duas áreas acaba por distanciar e destruir estratégias que poderiam ser lançadas em conjunto objetivando mais receita para a empresa.

 

Integrando Marketing e Vendas para uma maior aceleração de vendas

Para que ocorra uma estratégia que transforme todo o tráfego e leads potencial em dinheiro há a necessidade de uma integração harmoniosa entre as equipes de marketing e vendas.

Um dos principais equívocos dos diretores comerciais e diretores de marketing é não entender a importância dessa proximidade.

Por essa razão, separamos neste artigo algumas dicas fundamentais com a finalidade de melhorar essa integração entre os setores com o foco em acelerar as vendas.

Então vamos lá!

 

Defina objetivo claros e estratégias conjuntas

Essa é uma etapa fundamental para o sucesso na obtenção dos resultados que poderão ser alcançados.

Primeiramente, a estratégia tanto de captação de leads, quanto de conversão devem ser traçados em conjunto entre as duas áreas.

Dessa maneira, o departamento comercial entenderá quantos leads potencial serão necessários ser captados pelo departamento de marketing, como será a busca por esses leads e quando potencializados, qual o percentual necessário que deverão ser convertidos em vendas.

Quando há uma formalização e a criação de indicadores comuns entre ambas as áreas, isso possibilita a cooperação e a troca de idéias, como por exemplo, os leads gerados pelo marketing podem ser melhor qualificados e a área comercial pode aumentar a taxa de conversão com abordagens mais efetivas, dispendendo mais tempo somente com aqueles leads que estão mais propensos a negociar com a empresa buscando acelerar as vendas.

 

Definição conjunta do público alvo

É importante que ambos os departamentos estejam alinhados em relação à persona, sobre o seu comportamento em cada etapa do funil, e como é a melhor maneira de acelerar as vendas no processo de conversão.

É importante haver nesse sentido reuniões frequentes, para entender como cada um dos departamentos está fazendo o tratamento das personas.

 

Integração dos dados entre Marketing e Vendas

Um erro primordial que basicamente todas as empresas acabam cometendo é separar os dados da área de marketing da área de vendas.

A integração desses dados é fundamental para a geração de indicadores potenciais, que darão a possibilidade ao gestor de ambos as áreas realinhar as estratégias buscando dessa maneira uma maior efetivação nos resultados finais.

 

O velho conceito de demarcação

Por muito tempo o conceito que se tinha de marketing e vendas, era a velha demarcação territorial, onde, o trabalho do marketing terminava com o primeiro contato do cliente, sendo este transferido para o departamento comercial.

Hoje há o entendimento que esse lead precisa ser nutrido e potencializado pelo pessoal do marketing antes de ser entregue para o departamento comercial, dessa maneira o marketing deverá levar o cliente até a realização da compra, em conjunto com o departamento comercial, e fazer um acompanhamento do pós venda.

 

Agilidade no Funil vendas

Através dessa integração, ambos os departamentos conseguirão identificar com mais precisão em qual etapa do funil cada lead se encontra e com isso acelerar o processo de cada cliente dentro do funil, melhorando o giro de vendas da empresa.

 

Melhorando o retorno de investimento (ROAS)

Para finalizar, através dessa integração, os custos de atração, conversão e retenção de clientes serão menores.

Isso ocorre, porque, com o trabalho em conjunto, a aceleração das etapas no funil de vendas será mais rápida, e um cliente quanto mais rapidamente chega ao fundo do funil, menos o custo de investimento em estratégias para convertê-lo, resultando dessa maneira maior oportunidade para acelerar as vendas.

Um dos grandes desafios da área de marketing é demonstrar corretamente os dados de conversões atribuindo todas as informações para que se possa visualizar que aquele cliente que converteu hoje,  veio através de uma ação desenvolvida pela área de marketing há  seis meses atrás e que resultou nessa conversão, pois a área de Marketing fundamenta seu trabalho através dos clientes convertidos pela área de  Vendas.

Então é fundamental que tanto uma área quanto a outra tenham dados reais e fiéis a realidade para auferir a evolução das ações desenvolvidas, permitindo ampliar aquelas que estão trazendo resultados e corrigir aquelas que não estão ajudando a acelerar as vendas.

A verdade é uma só. Os resultados só serão alcançados na sua plenitude se essas duas áreas tiverem uma grande sintonia.

Quanto mais próximas e alinhadas estiverem as áreas de marketing e vendas, maior será o poder de fogo da empresa.

Se você gostou desse artigo que produzimos, assine nossa lista de newsletter no formulário disponível e faça parte da nossa comunidade que visa troca de conhecimento e experiência.

Ah! Caso você precise de ajuda para alinhar as estratégias da sua empresa, faça contato conosco pelo querofalar@combiz.com.br que teremos imenso prazer em conversar sobre seus desafios.