Inside Sales x Field Sales: Como Otimizar Mais Suas Vendas?

O dinamismo que tem moldado a sociedade, em decorrência dos adventos tecnológicos, tem ajudado o empreendedor a tomar decisões assertivas e rapidamente, reduzindo custos no processo.

É o caso da modalidade de Inside Sales (Vendas Internas), que  a princípio não consome  tempo de deslocamento da sua força de vendas, permitindo também a expansão do seu raio de atuação, uma vez que essas negociações à distância independem da presença física de ambas as partes.

Acontece que é justamente essa fragilidade do “contato humano” que coloca o Inside Sales versus Field Sales em uma contrastante questão que deve ser ponderada. Para auxiliar, vamos nos aprofundar nessa questão ao longo deste artigo.

Acompanhe!

 

Na balança: Inside Sales x Field Sales

Ao contar com diversas ferramentas que aproximem as suas equipes de vendas do público, como o telefone, Skype, a sala virtual e até mesmo o e-mail e outros aplicativos de comunicação (como o WhatsApp), o Inside Sales modificou a relação vendedor/cliente.

Deixou-a ágil, dinâmica e as vendas consultivas também aumentaram em quantidade e qualidade: todo tipo de informação pode ser obtido de qualquer lugar e a qualquer hora.

Ao passo que  uma conexão com a internet ruim pode colocar a sua negociação a perder, tornando o Inside Sale  frágil no trato com o cliente presencialmente — o que, em muitas vezes, ainda é indispensável.

Mas as conveniências propostas pelo Field Sales batem de frente com a demanda do mercado. Afinal, não existe logística possível que cubra os custos de deslocamento e, tampouco, permita tantas visitas ao dia como o Inside Sales promove. Ainda mais levando-se em conta que o mercado tem despontado com muitas empresas que vendem produtos como um serviço, com cobranças recorrentes isso se torna inviável, analisando o tiket médio dessas ofertas, comparadas com seus custos de atendimento presencial.

Nessa balança, então, como pesar o melhor modelo de atendimento comercial para a sua empresa?

A resposta é simples ora…: Por que não usar os dois?

A prospecção de clientes com a metodologia SMarketing

Não é segredo para empreendedor algum que a prospecção de clientes ficou muito mais acessível e prática com o auxílio da internet.

Afinal, os hábitos de consumo dos usuários são constantemente absorvidos, compilados e monitorados, permitindo estratégias altamente direcionadas ao perfil mais alinhado de clientes com as soluções que você tem a oferecer.

Só que, como vimos, nem tudo se resume às soluções monocromáticas: não é preciso  optar apenas por uma ou outra modalidade. Ao unir ambas as estratégias, todos saem ganhando.

E sabe por quê? Porque você consegue unir o melhor das duas partes: as informações qualitativas com a melhor abordagem para cada cliente em potencial.

É disso que se trata um pouco da metodologia SMarketing — junção de Sales com Marketing. Aqui, sua força de vendas une esforços com o setor de marketing, que vai passar a colher os principais dados de clientes em potencial e direcionar aos vendedores.

Com isso, pode ocorrer uma abordagem via Inside Sales, por exemplo, mas finalizada de modo presencial, para selar o acordo e cativar ainda mais o cliente, criando maior vínculo e portanto maior segurança para ambos.

A prospecção de clientes, portanto, ganha muito mais qualidade, facilitando a abordagem do setor de vendas por meio do conhecimento prévio das necessidades daquele cliente em especial, e como a sua solução pode ser o diferencial pra tornar aquele lead em um cliente.

Em tempos onde o dinamismo tecnológico rege a velocidade do nosso dia a dia, não embarcar nesse trem tecnológico em alta velocidade é o mesmo que observar, da estação, a concorrência se distanciando de você, rumo ao horizonte.

Por isso, é importante lidar com essas transformações de maneira planejada, integrando processos e equipes que possuem objetivos em comum: obter melhores resultados para a sua empresa.

Para auxiliar você a investir os seus recursos com planejamento estratégico e focado em resultados, entre em contato conosco e vamos elaborar, juntos, a melhor solução para aperfeiçoar a prospecção de clientes e impulsionar as vendas em sua empresa!